terça-feira, 28 de maio de 2013

A arte de horrorizar :_:b

Todo mundo ja viu um bom filme de horror na vida, quem nunca se assutou com o exorcista, alien o oitavo passageiro, o bebe de Rosemary, e o iluminado certo? ERRADO! T_T Nenhum desses filmes citados é de horror. Voces devem estar pensando: ``Como assim se eu me assustei com esses filmes, eles são de horror não?``. Não, o que acontece é que voces estão confundindo TERROR COM HORROR.
Mas qual a diferenca entre os dois?

Terror: O objetivo de um filme/livro/seriado de terror é o medo, ou seja assustar, aterrorar a platéia ou interlocutor.
Horror: Como o nome diz é para horrorizar a platéia, deixa-la ENOJADA do que ve.

Caso voce não tenham entendido...
Terror:Slender, e pula da cama de noite.
Horror: Sexta Feira 13 e tripas.
Antes de continuar quero afirmar que um terror pode ter elementos de horror, e um horror pode ter elementos de terror, além de alguns filmes terem elementos de ambos.
O horror é um genêro que eu sinceramente adoro, seu principal objetivo é deixar a platéia enjoada, voce não precisa nescessariamente de corpos voando para todo o lado. Só precisa deixar o espectador com repulsa.
É um genero dificil de se desenvolver, pois não é apenas sangue para todo o lado. Tenque ter estilo e imagem boa. Aqui os 3 tipos de horror.

Horror sofisticado: É um horror baseado na ironia, ele ri de si mesmo. Baseia-se na maioria dos casos na violencia humana. Exagero na morte é comum. Exemplo Django LIvre e Bastardos Inglorios. 
Depois desse filme Hitler ficou mais furado que queijo suiço.



Django livre. Só pra falar melhor filme de 2012 :)

Horror melancólico:É o horror que tenque ter seu horror mais lentamente e que depende muito mais do horror psicologico que o de sangue. A mentalidade deve ser melhor e mais detalhadamente retratada. Exemplo a série Another.

Another é o melhor exemplo que tenho de horror melancólico, ele tem suas cenas de sangue contadas de forma lenta e dramatica, e são antecedidas de forma maravilhosa pelo horror dos próprios personagems  (Ha tambem um manga e um livro mas nenhum deles capta tão bem o clima de horror como a série) só pra falar a série tem uma das melhores cenas de horror (em todos os sentidos, imagem, musica) que eu ja vi.

Horor brutal: É o que todo mundo conhece, de zumbis a motoserras, é caracterizado por cenas rapidas e violentas, sendo às vezes confundido com terror. Um exemplo é a série Mirai nikki e apocalipse Z, ou filme de Silent Hill.
Fazer um livro de horror é mais dificil para passar a idéia, mas também funciona (e é mais barato).
Os livros de horror são raros mas podem ser imperdiveis, como esse ai que capta seu sangue de forma precisa e direta.
 
Eu ainda não quero ter mais uma namorada depois disso...))_0
Que fofa....não espere!
Mirai Nkki: Com uma deliciosa mistura de personagens e psicopatise (praticamente todo mundo é louco nessa série...) o horror brutal fica de forma perfeita em cenas rapidas e cruéis.
Ele também tem elementos de terror mas o filme é basicamente horror...
Com certeza uma das melhores adaptações de videogame para o cinema, Silent Hill pega de forma cruel o horror da série, e põe com absoluta perfeição seu sangue.

Pode haver misturas de horror como em attack on titan, mas sempre havera um predominante.


FoÉ isso, espero que tenham gostado de minha aulinha e até mais;)


















2 comentários:

  1. num entendi assim completamente a diferença. acho que a linha entre os dois gêneros é bem enevoada...

    inês

    ResponderExcluir
  2. Terror é medo e horror é sangue Y_Y

    ResponderExcluir